Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Transforme sua vida

O primeiro passo para acelerar seu desenvolvimento pessoal e transformar sua vida é trabalhar seu autoconhecimento. Você precisa saber onde está, onde quer ir e como chegar lá. Neste Blog começa esse seu caminho.

Transforme sua vida

O primeiro passo para acelerar seu desenvolvimento pessoal e transformar sua vida é trabalhar seu autoconhecimento. Você precisa saber onde está, onde quer ir e como chegar lá. Neste Blog começa esse seu caminho.

Como encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

26.12.19, Wagner Costa

pessoal-x-profissional-beem-psicologia.png

5 maneiras de alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho usando a atenção plena e a meditação

O trabalho desempenha um papel importante em nossas vidas. Como adultos, tendemos a gastar a maior parte do tempo em nossos empregos. E não apenas o tempo, mas também o nosso precioso espaço mental. Alguns de nós ficam tão envolvidos em nosso trabalho que perdemos o apreço pelas pequenas coisas em nossa esfera pessoal.

Como podemos garantir que nosso tempo, energia e atenção sejam usados ​​de maneira equilibrada e eficaz? Qual é a melhor maneira de nos apoiar na criação de um equilíbrio eficaz entre vida profissional e pessoal?

A atenção plena e a meditação são conhecidas por fornecer o suporte mais sustentável para equilibrar o trabalho e as outras coisas em nossa vida.

Tente estas estratégias para usar a atenção plena e a meditação para ajudá-lo a alcançar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal:

1. Cultive calma e tranquilidade. Para tomar decisões mais sábias e trabalhar de maneira mais inteligente, em vez de mais difícil, é importante ter calma e serenidade. Essa qualidade pode ser cultivada através de uma simples prática de meditação.

* Pelo menos 15 minutos dessa prática, se realizados de forma consistente, podem fazer uma diferença significativa na maneira como fazemos as coisas em nossas casas e escritórios.

* Estar calmo nos permite obter confiança e desenvolver confiança dentro de nós mesmos, dos outros e do mundo em geral.

* Esse recurso poderoso nos ajuda a fazer melhores escolhas sobre como gastamos nosso tempo, energia e atenção, levando a um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

* O que faz você perder a calma? Que tipo de consequências você enfrenta ao tomar decisões precipitadas e sob a influência do estresse? O que você pode fazer para cultivar mais paz interior no trabalho? E na sua casa?

2. Torne-se um mestre da sua mente. Nós tendemos a prestar mais atenção em cuidar de nossos corpos do que nossas mentes. De fato, muitas vezes tomamos nossa mente como certa. O resultado é que acabamos vivendo uma vida em que a mente está no controle de nossas vidas, e não o contrário.

* O que experimentamos como vida é basicamente apenas uma criação de nossas mentes. Mesmo que pareça que nosso destino depende de circunstâncias externas, a verdade é que a maneira como percebemos essas circunstâncias determina nossa experiência.

* Ser um mestre de sua mente permite criar suas próprias circunstâncias desejáveis ​​e colocá-las em um equilíbrio que funcione para você. O domínio da mente pode ser alcançado através de uma prática diária de atenção e meditação, que não custa nada, exceto algum tempo e dedicação.

3. Observe e expresse suas necessidades. Uma parte significativa de nossa frustração, estresse e sofrimento na vida vem de nossas necessidades não atendidas. Quando trabalhamos muito ou pouco, podemos acabar negligenciando nosso bem-estar. Maior conscientização de nossas necessidades traz um melhor equilíbrio e mais satisfação em nossas vidas.

* Quais são as necessidades não atendidas no seu local de trabalho? O que você pode fazer para encontrá-los? Qual é o seu estado atual de bem-estar de 1 a 10 (1 sendo ruim. 10 excelente)? O que você pode fazer para fazer 10?

* Quando você está equilibrado e pode atender às necessidades de seu corpo, mente e espírito, seus níveis de energia aumentam e a vitalidade aumenta, para que você possa começar a viver em sintonia com seus valores, princípios e propósitos.

4. Responda em vez de reagir. O nível mais alto de domínio sobre a mente pode ser visto como uma capacidade de responder em vez de reagir.

* Há uma enorme diferença entre os dois. Reagir é como estar no piloto automático, deixando suas emoções controlar o que você diz ou faz a seguir. Responder, por outro lado, apresenta uma ação consciente, calma e construtiva que promove a resolução de conflitos.

* Responder significa estar no controle de seus próprios pensamentos e comportamentos. Ajuda você a se encarregar de sua vida e ajuda a definir e manter suas prioridades, como um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

* A capacidade de responder exige que você esteja presente no momento, tanto quanto possível. Existem muitos recursos online sobre atenção plena e meditação que podem ajudá-lo a adotar o poder do agora.

5. Economize algum tempo para o autocuidado. Nosso trabalho, amigos, parceiros e crianças precisam de nosso cuidado, energia e atenção. Mas de onde vem essa energia? Como podemos continuar dando?

* Se você quer estar presente para os outros de maneira saudável e sustentável, é crucial que você economize algum tempo para cuidar de si: desacelerar, relaxar e se envolver em atividades prazerosas que renovam sua energia e restauram seu espírito.

* O autocuidado nunca é um ato egoísta – é simplesmente uma boa mordomia do único presente que tenho, o presente que fui colocado na terra para oferecer aos outros. Sempre que podemos ouvir o verdadeiro eu e dar o cuidado necessário, o fazemos não apenas por nós mesmos, mas também por muitos outros cujas vidas tocamos. Parker J. Palmer

Cuidar do seu bem-estar e incorporar algumas dessas idéias conscientes pode ajudá-lo a alcançar maiores níveis de harmonia em sua vida pessoal e profissional.

Mais detalhes aqui

Como ser paciente num mundo impaciente

18.12.19, Wagner Costa

how-to-be-patient-man-looking-at-watch.jpg

Não sei se já ouviu falar da "Skinner Box", um método psicológico famoso.

Uma Skinner Box funciona assim: um rato ou outro animal pequeno e desavisado é colocado numa caixa que tem uma alavanca e uma pequena tigela de alimentação. O rato cheira à volta da caixa, e sem saber que raio se passa vai, eventualmente, empurrar a alavanca por acaso. Uma pequena guloseima açucarada lhe é então entregue na tigela, e os ratos adoram comer. Assim os ratos rapidamente percebem que empurrar a alavanca = conseguir um delicioso lanche, e então eles continuam fazendo isso. Mais e mais e mais e mais e mais.

Mas então, em algum momento, você pára de dar ao rato o deleite. E isso irrita o rato. Ele vai bater na alavanca uma e outra e outra vez, tentando freneticamente obter o deleite que ele sente que tão desesperadamente merece, até que finalmente, depois de se esgotar, ele vai desistir e resignar-se ao destino. Essa vida é uma merda (ele vai pensar). As iguarias são uma merda. Tudo é mentira. O rato vai então "fumar cigarros" e escrever uma má filosofia sobre a sua terrível decepção com a sua própria existência. A Skinner Box demonstrou algo fundamental no comportamento animal: se algo é bom, nós vamos fazer isso de novo e de novo e de novo, e nós eventualmente desenvolvemos um senso de direito a essa coisa prazerosa. Merecemos sentir esse prazer. Merecemos ser recompensados. E quando a recompensa nos é tirada, temos um ataque de histeria.

Hoje, a vida está cheia de Caixas Skinner. Seu telefone é um Skinner Box. Sua televisão é uma Skinner Box. A prática sexual é uma Skinner Box, e é melhor eu parar por aí.

A questão é que, todos os dias, no mundo moderno, também nós recebemos pequenos pacotes de prazer com um simples toque num botão. E quanto mais pacotes de prazer, mais impacientes ficamos quando não recebemos a recompensa desejada. A próxima coisa que você sabe, é que estamos reclamando sobre os motoristas da Uber pegando uma curva errada e muitos e-mails indesejados na segunda-feira de manhã e, que porra!, o cara da pizza deveria estar aqui há oito minutos atrás! Eu estou despoletado! Acho que da última vez que fui aconselhado a me calar e ser paciente, eu era jovem o suficiente para puxar minhas calças até o fim e levantar minha camisa para urinar. Os pais estão sempre balançando o dedo para seus filhos para praticar a paciência, para esperar um pouco mais, para atrasar a gratificação e se concentrar em consequências a longo prazo, em vez de recompensas a curto prazo. No entanto, como adultos, celebramos a impaciência. Estou tão ocupado! Não tenho tempo para esta merda! Todo mundo está fazendo oito coisas ao mesmo tempo e fazendo todas as oito coisas de forma ruim. Por quê? Porque não pode esperar! Nada pode esperar! Precisamos de resultados, AGORA!

A paciência é uma virtude. E uma virtude que o mundo está muito carente no momento. Ser mais paciente em nossas vidas diárias pode fazer maravilhas para nossa saúde mental, nossa prosperidade econômica, e talvez possa fazer o mundo parecer um pouco menos um idiota e cheio de hemorróidas. Muitas pessoas confundem a paciência com a capacidade de esperar por algo. Mas isso não é bem verdade. Paciência não é simplesmente ser capaz de esperar por uma recompensa, mas sim a nossa atitude em relação à espera.

Por exemplo, talvez eu possa esperar pela pizza que encomendei há uma hora e meia atrás, mas posso fazê-lo de duas maneiras:

Pacientemente - com calma - trabalhando neste rascunho, lendo um livro e aproveitando meu tempo sozinho antes que chegue minha grande torta de jalapeño-pepperoni com molho de alho extra; 

Impacientemente - dar uma volta pelo meu apartamento, ligar para o restaurante (novamente!), e mastigar minha camiseta para aliviar minhas dores de fome.

Obviamente, uma dessas opções é melhor que a outra - melhor para mim, melhor para o entregador, melhor para minha camiseta. Mas a evidência sugere que estamos nos tornando piores nisso. Estamos ficando mais impacientes.

Você vê, a sociedade moderna se tornou sua própria caixa Skinner um pouco mais complicada. Em vez de alavancas, apertamos botões - alguns reais, muitos virtuais, outros imaginados. E em vez desses botões que entregam pastilhas açucaradas para encher nossas barrigas, eles oferecem opções infinitas de entretenimento, proxies digitais para interação social, pornografia, envio no mesmo dia em mais um novo pacote atraente... oh, e comida doce, excessivamente estimulante e saborosa para nossos esófagos vorazes. E está tudo literalmente ao alcance dos nossos dedos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em nome da conveniência, o mercado continua a prometer um mundo onde já não temos que esperar pacientemente, que o que quisermos, devemos tê-lo o mais rápido possível. Estes serviços e dispositivos actuam sobre nós como a nossa pequena Skinner Box virtual, tornando-nos menos pacientes e mais irritáveis quando as coisas não nos correm bem.

O problema com isso é que a melhoria da conveniência, psicologicamente falando, tem retornos decrescentes. Por exemplo, descobrir Uber foi excitante nas primeiras três ou quatro vezes que o usei. Agora, eu me vejo perpetuamente irritado por meu carro demorar mais três minutos do que eu esperava. Três minutos! Esse motorista deve ser um idiota! Este serviço incrível que eu nem poderia imaginar que existia há alguns anos atrás, está agora me irritando quase diariamente. E para quê? Três minutos...

Exemplos como este estão à nossa volta. Alguns são apenas estúpidos, como mais da metade das pessoas não esperam mais do que três segundos para que uma página web seja carregada antes de fechá-la. Outros são horríveis. A raiva da estrada, por exemplo, está em ascensão. A questão é: O lado positivo da conveniência é de curta duração. A desvantagem é constante e perpétua. E quando estamos otimizando nossas vidas por conveniência, estamos nos preparando para um sentimento quase constante de irritação e direito. Soa familiar? Bem-vindo ao século XXI.

Veja bem, o mundo moderno é óptimo. Adoro ter papel higiénico entregue enquanto percorro 800 filmes e não vejo nenhum deles. Quem não gosta disso? É ótimo! Mas há um lado negro na nossa estimulação constante. Todas essas distrações de baixo valor em nossas vidas nos condicionaram a pensar que a paciência é para os otários; que devemos "andar rápido e quebrar as coisas"; que se não estivermos atualizados sobre tudo, o tempo todo, vamos ficar na poeira. O comportamento humano é impulsionado principalmente por evitar o risco. E todas essas experiências de baixas doses e prazeres são entregues sob demanda e dentro do prazo (ou seu dinheiro de volta, garantido!) com tanta regularidade que fomos condicionados a pensar que eles têm risco zero e toda recompensa. Sem perceber isso, fomos embalados em uma espécie de complacência psicológica, acreditando que tudo de bom deve ser fácil e conveniente, mesmo que não seja.

Enquanto isso, as experiências verdadeiramente valiosas na vida - aquelas que requerem mais paciência - bem, essas definitivamente não são garantidas. Eles vêm em um risco. Então, por que arriscar? Por que lutar para questionar seus próprios valores quando há memes engraçados no Instagram para compartilhar com todos os seus amigos? Por que buscar uma carreira melhor quando há um novo documentário de assassinato da Netflix para assistir? Por que fazer o trabalho árduo de construir um relacionamento melhor quando podemos simplesmente deslizar para a próxima pessoa? E por que se envolver em um diálogo desconfortável, mas necessário, com pessoas com quem você discorda quando você já tem aquele tweet raivoso digitado e pronto para enviar?

Bem, vou te dizer por quê: são esses mesmos desconfortos que nos empurram para as verdadeiras recompensas da vida. Mas essas verdadeiras recompensas exigem uma coisa: paciência.

Todas as melhores coisas da vida - as coisas com a maior recompensa que dão mais sentido às nossas vidas - todas elas exigem um certo limite para o tipo de desconforto que vem com a espera pacientemente. Qualquer um que tenha lido o meus trabalhos durante algum tempo sabe que um dos princípios fundamentais da minha filosofia é que a maior parte dos humanos são bobos. E porque a maior parte deles são bobos, você está geralmente em uma grande vantagem quando você faz a coisa exata que a maioria das outras pessoas não estão fazendo. No caso do século 21, a coisa que a maioria das pessoas não está fazendo é ser paciente. Quanto menos pessoas estiverem dispostas a esperar pacientemente por recompensas a longo prazo, melhor se tornarão essas recompensas a longo prazo.

Porque é a capacidade de se sentar com seu tédio que cria as maiores centelhas de criatividade. É a capacidade de trabalhar durante horas e horas de trabalho árduo que eventualmente faz com que você seja notado e promovido em seu trabalho. É a capacidade de trabalhar durante dias, semanas ou meses de luta com o seu parceiro que lhe permite promover uma intimidade mais profunda no seu relacionamento. É a capacidade de esperar e ouvir a loucura política em seu país que permite que a democracia funcione. A paciência vence num mundo impaciente. Quando todos os outros estão com pressa e distraídos pela última Tweetstorm, sentados e meramente observando a lenta e arcada trajetória do planeta - e percebendo que nada se moveu por quase nada do que aconteceu ultimamente - é a vantagem suprema, tanto em termos de seguir em frente, mas também apenas em se tornar uma pessoa estável e não insana.

COMO SER MAIS PACIENTE

1. APRENDER A ESTAR QUIETO

Um amigo meu escreveu um livro chamado "A quietude é a chave", sobre todos os benefícios inesperados e não óbvios do desenvolvimento da capacidade de sentar-se calmamente com nós mesmos e nossos próprios pensamentos. Além de reduzir o estresse e a ansiedade, encontrar momentos de tranqüilidade em nossas vidas aumenta a criatividade, nos torna mais produtivos e também nos ajuda a ficar presos em nossas emoções. O filósofo francês Blaise Pascal disse uma vez: "Todos os problemas da humanidade derivam da incapacidade do homem de se sentar silenciosamente numa sala sozinho. E não, Pascal não era um rato de laboratório desfavorecido.

O segredo para estar ainda é, bem, bloquear o tempo para ficar quieto. O melhor momento para mim é ou o primeiro momento da manhã ou a última coisa antes de ir para a cama. Experimente. Bloqueie 10-15 minutos onde não há telefone. Sem televisão. Nada. Só você e seus pensamentos e talvez um livro (no máximo). Caminhadas também podem ser boas para isso. Agende uma caminhada de 15 minutos à tarde ou outro horário. Novamente, sem telefone. Sem mensagens de texto. Sem nada. Bloqueie o tempo para isso. Você ficará surpreso com a clareza de pensamento que você será capaz de produzir. E depois há a quietude final: dormir. A pesquisa mostra que quando estamos dormindo pouco e nos sentimos exaustos, nos tornamos impacientes e irritáveis, tomamos decisões ruins, nos tornamos egoístas e intitulados. Dito de outra forma, não dormir nos torna mais parecidos com os ratos de laboratório na caixa e menos como humanos racionais e plenamente funcionais. Eu escolho o humano.

2. DESENVOLVER UMA MELHOR AUTOCONSCIÊNCIA EM TORNO DA SUA IMPACIÊNCIA

Estás mesmo chateado por a pessoa da caixa registadora não ter ensacado o teu kombuchá? Ou é realmente porque você sente que não tem muito controle em sua vida e assim você só se afirma em situações em que você sente que tem controle?

Você está realmente chateado com o seu parceiro por não limpar as migalhas do balcão? Ou você está se sentindo um pouco desconsiderado e flagelado por fora?

Você realmente acha que o pobre cara que está dirigindo devagar na pista rápida é um idiota com morte cerebral? Ou poderia ser que você odeia seu trabalho e o estúpido trajeto que você tem todos os dias e então você descarrega nele?

Desenvolver a habilidade de ficar parado com seus próprios pensamentos deve começar a abrir "lacunas" em sua mente entre as respostas automáticas do seu Cérebro e a análise mais cética do seus Pensamentos. A maior parte da sua impaciência é impulsionada por um sentido de direito profundamente enraizado. Você não sabe o que está acontecendo com outras pessoas. Talvez o cara da pizza tenha tido um acidente de carro. Talvez o seu parceiro não tenha dormido ontem à noite porque está tão ansioso por uma reunião de trabalho importante. Talvez o motorista lento à sua frente seja um veterano da Segunda Guerra Mundial de 90 anos que arriscou sua vida, conquistou o fascismo, libertou campos de concentração e salvou milhares de pessoas de um assassinato em massa sistemático e organizado.

E que porra você fez ultimamente, você?

3. COMPREENDER O VALOR REAL DO TEMPO

O que está esperando? É essencial apenas experimentar um certo período de tempo sem qualquer recompensa. Mas o que é uma recompensa? Ah, agora chegamos à raiz do problema. Se o que achamos gratificante é algo externo - algo excitante, chamativo e divertido - então sim, nossa atitude em relação à espera será uma porcaria. Odiaremos e odiaremos o mundo por não nos recompensar como os pequenos ratos que somos. Mas se nossas recompensas são internas, se temos prazer em nossos próprios pensamentos, em nossa própria presença, no simples ato de experimentar o mundo como ele é, então podemos teoricamente nos sentir recompensados em qualquer lugar e em qualquer momento.

As verdadeiras recompensas na vida são aquelas que nos trazem mais significado, e o significado pode ser encontrado, bem, em qualquer lugar. Mas é mais frequentemente encontrada no lento e metódico esforço em direção a um grande destino de longo prazo - e quanto maior o destino, menos perceptíveis são os soluços ao longo do caminho.

Mudar seus hábitos de vida pode ser mais simples do que você pensa. Com alguns truques psicológicos, você pode ganhar ou perder quaisquer hábitos que queira. Está tudo explicado no meu livro.

Conhecer o livro